Angola...

016

Quem quer conhecer Angola, descobre hoje um novo país. Mais dinâmico e seguro, com estabilidade política, militar e económica. Angola está a viver o momento mais próspero de toda a sua história. A guerra faz parte do passado. Em apenas 3 anos, o país reorganizou-se para dar início ao seu processo de reconstrução. Luanda, a capital de Angola, reúne as características de uma cidade com grande potencial de desenvolvimento. A construção civil merece destaque dentro deste novo contexto socioeconómico. Inúmeros prédios estão a ser erguidos em vários pontos da capital. Restaurantes e bares estão a servir os mais variados e sofisticados pratos da culinária nacional e mundial. Diversos produtos alimentícios e electrónicos já são encontrados no comércio de Luanda. As províncias do extenso território nacional angolano também estão a desenvolver-se, ampliando a infraestrutura necessária para construir uma forte nação.

 

Hoje, a combinação entre a riqueza petrolífera e investimento em infraestruturas transformou o país num dos principais destinos das empresas que procuram investir em África. “É do consenso geral que se nos próximos cinco anos não investirmos em Angola ter-se-á perdido a melhor oportunidade de sempre para apostar em África”, afirma um alto diplomata destacado na região. E tudo isto sucedeu antes de se ter começado a tirar proveito do vasto potencial agrícola e dos enormes depósitos de diamantes.

 

A moeda está a ganhar força, dia após dia, incentivando o hábito de consumo entre as populações angolana e estrangeira que vivem na capital e nas províncias. A estabilidade política e económica abriu novas e excelentes oportunidades para se investir no país. Em síntese, todos os aspectos social, económico e político são favoráveis ao progresso. É assim que Angola apresenta a sua nova realidade ao mundo: todos a trabalhar hoje, para todos crescerem juntos amanhã.017

 

Sendo uma das economias de mais rápido crescimento a nível mundial em 2012, Angola posiciona-se como um membro ativo da comunidade económica global. A taxa de crescimento para estimada do PIB para 2012 é de 7,8% e a previsão de crescimento de 10,5%. A inflação estimada para 2012 é de 12,4%. O crescimento económico de Angola irá ser acima da média da economia mundial (4,5%), acima da taxa de crescimento prevista para os mercados emergentes (6,5%) e muito acima da média da África subsariana (5,9%) e dos países africanos exportadores de petróleo (7%). Tendo em vista implementar a sua visão de uma transição para uma economia de mercado sustentável capaz de elevar o nível de vida de todos os cidadãos, o Governo de Angola, promove ativamente o investimento privado por parte de cidadãos angolanos e estrangeiros nas seguintes áreas.

  • Agricultura;
  • Construção civil e serviços afins;
  • Energia e águas;
  • Desenvolvimento e gestão de infraestruturas;
  • Turismo e hotelaria;
  • Indústrias de processamento;
  • Extração de minérios.

No sentido de encorajar o investimento privado, vital para o seu desenvolvimento, o novo enquadramento jurídico de Angola institucionaliza normas jurídicas nos termos da qual a autoridade governamental só pode ser legitimamente exercida em conformidade com legislação escrita e publicada, aprovada e em vigor por força de procedimentos bem definidos. A Lei de Bases do Investimento Privado de Angola proíbe a nacionalização de bens de investidores privados e assegura a não interferência na gestão das empresas privadas. O diploma protege e apoia os direitos de propriedade intelectual, licenças e o sigilo profissional, bancário e comercial. Aos investidores é garantido o direito de interporem processos legais.

 

O Governo publicou igualmente muitas outras leis e regulamentações que constituem instrumentos adicionais de proteção para os investidores. Para além disso, Angola é membro de diversas organizações internacionais e de convenções que protegem o investimento privado.

 

Other Languages

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Estatísticas



United States 39.1%United States
Portugal 31.7%Portugal
Germany 7.6%Germany
China 5.5%China
Brazil 3.7%Brazil
Romania 3.4%Romania
Russian Federation 2%Russian Federation
Spain 1.3%Spain
Mexico 1%Mexico
Canada 1%Canada
United Kingdom 0.8%United Kingdom
Australia 0.4%Australia
Bangladesh 0.4%Bangladesh
Netherlands 0.2%Netherlands
Monaco 0.1%Monaco
Italy 0.1%Italy
Colombia 0.1%Colombia
France 0.1%France
Ukraine 0.1%Ukraine
Norway 0.1%Norway

Ontem: 1
Esta Semana: 3
Semana Passada: 8
Este Mês: 18
Mês Passado: 57
Total: 10312