Auditoria Ambiental...

004

A Auditoria Ambiental é uma componente auditoria social, devendo ser independente, sistemática, periódica, efectuado por uma equipe interdisciplinar de ambientalistas, estes, especializados nos campos contabilístico, financeiro e ambiental.

 

A agilidade, a inovação e a transparência são factores essenciais para as empresas se manterem competitivas no mercado. Paralelamente a este cenário, a legislação ambiental a nível da União Europeia está rectificando na tentativa de melhorar as lacunas existentes tornando-se mais limitativa no que respeita ao controlo dos impactos ambientais. Assim, a incorporação da variável ambiental na gestão empresarial não é apenas um ponto meramente competitivo, mas uma questão de sobrevivência em longo prazo.

 

Um instrumento de gestão, como a Auditoria Ambiental elaboradas de acordo com a norma ISO 14000, permite fazer uma avaliação não só nos sistemas de gestão mas também, sobre o desempenho dos equipamentos instalados na empresa, tendo como objectivo fiscalizar e limitar o impacto das atividades sobre o meio ambiente.

 

Além de contribuir para salvaguardar ambiente avalia o cumprimento de diretrizes da empresa, no que toca às exigências das entidades reguladores e das normas aplicáveis.

 

As auditorias atualmente executadas utilizam uma grande variedade de protocolos, há pouca consistência nos relatórios, os objectivos são redundantes e são pequenas as garantias de que ações corretivas apropriadas estão sendo introduzidas. Devido à qualidade das auditorias e ao valor limitado de melhoria do desempenho, resultante dessas auditorias que atualmente são executadas, as empresas não estão somente a deixar de optimizar os benefícios de um programa eficaz de auditoria, como a exporem-se aos riscos identificados, mas inadequadamente geridos. A periodicidade, destes procedimentos podem ser anuais ou eventualmente ocasionais, principalmente quando relacionados com o aperfeiçoamento do seu cumprimento.

 

As Auditorias Ambientais são consideradas instrumentos voluntários de gestão ambiental que permitem verificar a compatibilidade da atividade empresarial com a melhoria constante dos padrões ambientais e com o atendimento das normas aplicáveis.

 

Independentemente que a auditoria ambiental seja realizada de modo voluntário ou por exigência legais, os resultados provenientes das auditorias podem possibilitar ganhos competitivos para o negócio, desde que se entenda o seu processo como uma oportunidade para a melhoria contínua.

 

Other Languages

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Estatísticas



United States 39.1%United States
Portugal 31.7%Portugal
Germany 7.6%Germany
China 5.5%China
Brazil 3.7%Brazil
Romania 3.4%Romania
Russian Federation 2%Russian Federation
Spain 1.3%Spain
Mexico 1%Mexico
Canada 1%Canada
United Kingdom 0.8%United Kingdom
Bangladesh 0.4%Bangladesh
Australia 0.4%Australia
Netherlands 0.2%Netherlands
Ukraine 0.1%Ukraine
Norway 0.1%Norway
Republic Of Korea 0.1%Republic Of Korea
Republic Of Moldova 0.1%Republic Of Moldova
India 0.1%India
Monaco 0.1%Monaco

Ontem: 1
Esta Semana: 3
Semana Passada: 8
Este Mês: 18
Mês Passado: 57
Total: 10312